In Dicas

Uma coisa que não se aprende nem na faculdade nem no MBA é como montar um negócio e começar a empreender.

O ensino formal coloca você no mercado de trabalho, lhe dá as habilidades necessárias para você executar suas funções laborais com excelência e, sem dúvida, é um bom caminho para ganhar seu dinheiro e crescer na carreira. Agora, montar um negócio e desenvolvê-lo bem, nenhuma faculdade ensina.

Descubra neste artigo cinco habilidades que todo empreendedor deve desenvolver, principalmente aqueles que estão iniciando, para alcançar o sucesso empresarial e, quem sabe um dia, chegar a ser o novo Elon Musk.

1- Contrate Certo

A primeira habilidade que você como empreendedor deve ter (e que a faculdade passa longe de ensinar) é saber contratar da maneira certa.

Ninguém consegue montar um negócio grandioso sozinho, em algum momento você vai precisar de uma equipe para ajudá-lo a crescer e atingir novos objetivos. Sabemos que o início é difícil, e antes de sair contratando, você deve entender o momento que sua empresa está.

O momento certo de se pensar em aumentar seu time de funcionários para quem não tem caixa sobrando, é quando você chega naquele ponto onde você não consegue mais entregar seu serviço com qualidade por problema de demanda ou quando passa a atrasar pedidos.

Contrate a pessoa certa no momento certo.

Se você tentar montar uma equipe antes disso, já que nossa legislação não favorece a dissolução de uma equipe com facilidade, você pode ficar à mercê de oscilações do mercado, crises, sazonalidades, o que pode levá-lo a reduzir preço e fazer péssimos negócios só para pagar sua equipe.

Mas antes de contratar, inicialmente as opções para o seu negócio são:

  • Contratar prestadores de serviço: contratando freelancers você gasta um pouco mais mas evita o custo fixo de um funcionário (mas cuidado para não gerar um vínculo empregatício)
  • Terceirizar: analise com cuidado a possibilidade de terceirizar toda ou parte da produção dos seus produtos e serviços não fundamentais para a qualidade.
  • Estagiários: você pode buscar por estagiários para aliviar um pouco a demanda, entendendo que muitas vezes esse colaborador não tem experiência e respeitando as limitações impostas pela legislação.
  • Contratar mão de obra temporária: nossa legislação permite contratar um funcionário por até 6 meses como temporário de forma legal. A contratação deve ser feita por uma agência de RH devidamente autorizada, como nós da Premiere.

Contrate um funcionário efetivo somente quando sua empresa estiver em condições financeiras de demitir o funcionário. Muitas empresas desenvolvem inúmeros problemas, pois adiam a demissão por não ter o dinheiro disponível em caixa para a rescisão.

Seja exigente e cerque-se de bons profissionais, com bom conhecimento técnico e que saibam se relacionar bem pessoalmente. Segundo estudos, somente 15% das demissões ocorrem por problemas técnicos e 85%  devido a comportamentos considerados inadequados. (Globo)

2- Faça Networking como os grandes empreendedores

A segunda habilidade é saber fazer networking como os grandes empreendedores.

O segredo do bom networking é você fazer mais pelos outros do que eles por você. Este é o caminho para montar uma carteira de relacionamentos realmente poderosa, capaz de alavancar negócios.

Pergunte aos seus clientes, fornecedores, prestadores de serviço, funcionários, colegas de faculdade, amigos: “O que eu posso fazer por você?”, e ajude-os sem esperar nada em troca.

O software da reciprocidade já vem instalado no cérebro do ser humano, e é um grande aliado dos negócios e uma das melhores formas de nunca ser esquecido é colaborar para o sucesso de alguém. 

Quanto mais você ajudar as pessoas, mais elas estarão dispostas a ajudar você.

3- Aprenda a se comunicar

O empreendedor deve ter é saber se comunicar bem.

Isso não significa que você deve ser super falante e extrovertido. Mesmo uma pessoa mais tranquila e introvertida pode aprender a falar do seu negócio com clareza e assim passar credibilidade.

Quem tem negócio precisa se vender o tempo todo, no bom sentido. Mesmo que você não atenda seu público diretamente, você vai precisar convencer funcionários, negociar com fornecedores, falar com novos parceiros, enfim, liderar uma equipe.

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, estude muito, conheça cada aspecto do seu negócio e aprenda a transmitir seu conhecimento com clareza.

Treine no espelho, grave vídeos, faça cursos, marque reuniões, participe de eventos, qualquer coisa, para se comunicar cada vez melhor.

4- Saiba liderar e gerir pessoas

Liderar uma equipe é uma arte e vai além de contratar certo, você precisa saber treinar pessoas corretamente, delegar, motivar e cobrar com eficiência.

Seria muito fácil se, no meio disso tudo, você não tivesse no seu dia à dia gente solicitando coisas para você o tempo todo, lidar com o temperamento das pessoas a sua volta, bem como seus problemas pessoais, o que leva muitos empresários à um ataque de nervos.

Esta é uma tarefa que exige muita inteligência emocional e resiliência por parte do empresário e é definitivamente uma habilidade que deve ser aprendida.

Existem inúmeros livros nesta área e treinamentos na área gerencial que podem ajudá-lo, mas fique atento nas oportunidade em aprender que seu dia a dia oferece.

5- Nunca pare de aprender 

Se você quer ser um empreendedor de verdade e fazer sua empresa prosperar é imprescindível que você jamais pare de aprender.

Aprenda habilidades de diferentes áreas do seu negócio além da área técnica, aprenda com as pessoas ao seu redor, acima e abaixo de você, faça cursos nas áreas de desenvolvimento pessoal, investimentos, aplicativos, finanças, outras habilidades técnicas.

Não seja aquela pessoa que parou no tempo e viu o mercado engolir seu negócio por falta de inovação.

Gostou das dicas do nosso artigo? Poste um comentário e siga-nos no Instagram e no Linkedin!

Recommended Posts

Leave a Comment

Diferença entre home office e teletrabalhoMão de Obra Temporária tem direito ao FGTS