ygbht50cy6g6z47vv495herlbr4aj1
 In Dicas

Em tempos de crise, onde a concorrência por uma vaga de emprego é maior, como definir a pretensão salarial ao recrutador?

Antes de mais nada, vale observar que a pretensão salarial só deve ser dita se for questionada pelo entrevistador. E em tempos de crise, uma dica é dizer que está aberto à negociação.Quer saber outras dicas sobre o que dizer ao ser questionado sobre salário? O G1 entrevistou três especialistas para ajudá-lo a saber como proceder na hora de falar com o entrevistador:

Entrevistas: Como definir a pretensão salarial?

Valor mais baixo garante a vaga?

Para a consultora de RH e Diversidade Flavia Mentone, a pretensão deve ser baseada no último salário. Há também aplicativos que permitem fazer uma pesquisa salarial de mercado (baseada no salário declarado pelos próprios funcionários).

Segundo Roberto Half, que trabalha em uma empresa de recrutamento, é comum encontrar uma proposta salarial menor do que o último salário. Se for questionado se aceita um salário menor, ele diz que ao invés de dizer apenas “sim” ou “não”, responder “Eu não aceitaria um salário menor em qualquer empresa. Mas na empresa X, eu aceitaria pelas razões x, y, z.” Assim, dá destaque ao seu futuro empregador sem perder o valor próprio.

Pesquisar a situação e o momento da empresa é a orientação do coach Diego Aieta. Outro ponto importante é analisar como se sentiria trabalhando na empresa por um ano pelo valor que você pretende solicitar (e lembre-se de considerar a inflação para o período). Não fique apenas no salário, mostre elementos que mostre o porquê é o candidato ideal para a função.

Valor acima do praticado é arriscado?

Para Flavia e Diego, dizer um valor acima do praticado no mercado pode fazer a empresa ficar desinteressada e você ser desconsiderado do processo no caso da empresa não estar disposta a pagar esse valor. Porém, se você for o candidato ideal para a função e apresentar resultados extraordinários, sua proposta poderá ser considerada.

Entretanto, se não for nenhuma referência no mercado, seu potencial de resultados será uma vantagem em uma negociação por uma vaga no valor do mercado do que acima do praticado.

Ao fazer uma projeção salarial, o ideal é acrescentar algo entre 10% e 20% sobre o pacote de remuneração atual. Segundo Roberto, evita-se valores determinados e abre margem para negociação.

O que levar em conta para determinar o valor?

É necessário uma pesquisa de mercado, levando em conta o setor e o tamanho da empresa, pois são fatores que influenciam o mercado. Além disso, Flavia também aconselha conversar com profissionais da área, levar em conta o último salário, a localização da empresa e os benefícios oferecidos pela empresa, que podem compensar o salário menor.

Diego relembra que, ao ter cargos atuais como referência, deve-se descontar benefícios de funções seniores.

Devo colocar a pretensão salarial no currículo?

Colocar a pretensão salarial no currículo não é o mais indicado, pois poderá fazer com que você seja descartado do processo sem o entrevistador ter conhecido todo o seu potencial. Para Flavia, só coloque essa informação se for solicitado pelo empregador.

Porém, se não está disposto a receber menos de X para trabalhar 40 horas semanais, especificar esse valor irá filtrar possíveis entrevistas que não estão de acordo com sua expectativa, economizando tempo e evitando desgaste físico e emocional. Diego relata que, se quer ser mais flexível e explorar as possibilidades do mercado, não inclua esse valor e espero pelo melhor momento para falar sobre o assunto.

O que colocar quando a empresa pede a informação no CV?

A orientação de Flavia é a de informar a pretensão igual ao salário ou até 20% a mais, caso a função exija mais responsabilidades que o emprego anterior. Caso não esteja trabalhando, a sugestão é dizer que está disposto a negociar.

Leve em conta se o cargo para o qual se candidata é equivalente, inferior ou superior ao atual (ou último, caso esteja desempregado). E lembre-se que o novo empregador dificilmente irá considerar o seu tempo de casa como um fator para o cálculo do salário.

E lembre-se, jamais minta seu atual salário ou coloque um valor inferior no CV e um maior na entrevista.

Recent Posts
Comments
  • Darunio
    Responder

    Quem define a hora de falar sobre pretensão salarial na entrevista e o entrevistador. Isso significa que você deve tocar no assunto apenas se for perguntado.

Leave a Comment

Executivo triste por ter ido mal na entrevista de emprego