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Como demitir um colaborador de forma digna, responsável e direta

Dizer a um profissional que você não pretende manter ele no quadro de funcionários é uma das tarefas mais difíceis dos gestores. E com a pandemia de coronavírus, as empresas foram forçadas a se adaptar ao mundo remoto, trazendo não apenas admissões online, mas também demissões. 

 

E certamente demitir um funcionário, não é uma das experiências mais agradáveis ​​que se pode ter. 

 

É importante saber que a rescisão não afeta apenas a vida privada dos funcionários, mas também afeta diretamente a rotina de trabalho das equipes. Por isso, saber como demitir corretamente um funcionário é importante para tornar esse momento menos constrangedor. 

 

Pensando nisso, neste post listamos algumas dicas valiosas para te ajudar a se preparar para que essa situação aconteça da melhor forma possível. Confira!

 

Por que é importante se tomar cuidado ao demitir um colaborador? 

 

Não é incomum alguém pensar que o mau desempenho de um funcionário não afeta apenas o funcionário. Se houver atrasos frequentes na chegada ou mesmo faltas injustificadas, prazos perdidos e baixa produtividade, não é apenas o funcionário em questão que é afetado e sim toda a equipe.

 

É aí que a intervenção provavelmente será necessária e, muitas vezes, isso significa demitir o funcionário. Uma das principais razões pelas quais isso é tão importante é o dano causado ao resto da equipe pelo comportamento inadequado de apenas uma pessoa. 

 

Um clima organizacional ruim pode se instalar, e não é à toa: com entregas atrasadas e um desempenho ruim de um membro da equipe, todos são afetados. 

 

Para evitar isso, pode ser necessário um desligamento e essa tarefa tediosa é de responsabilidade do gerente da equipe. Tão importante quanto identificar o momento certo para fazer isso é fazê-lo de uma forma que não cause trauma. Se algum dos fatores descritos abaixo estiver ocorrendo em sua equipe, talvez seja hora de ativar o alerta sobre a persistência de um funcionário improdutivo na empresa.

 

  • O funcionário sai do ambiente de trabalho com um clima negativo 
  • Reclamações, intrigas e dificuldades de relacionamento podem criar esse peso entre os colegas; 
  • A produtividade é baixa mesmo após as ligações; 
  • Funcionário não vê as metas e objetivos da empresa como prioridade; 
  • Os funcionários reclamam de comportamentos e atitudes.

 

Confira algumas dicas de como desligar um funcionário

 

Agende uma reunião 

Uma vez tomada a decisão de demitir o funcionário, é preciso escolher o melhor momento para fazer o anúncio. Marque um horário em um local reservado para se encontrar com o funcionário. 

 

É importante que esta reunião ocorra logo após a decisão ser tomada. Isso evita que você crie expectativas no funcionário sobre possíveis promoções ou benefícios que a empresa possa estar oferecendo. 

 

Organize-se para a reunião: Anote todas as informações que precisam ser enviadas. O ideal é que essa reunião seja individual ou apenas com os profissionais envolvidos, como aquele que calcula a rescisão ou alguém da área de Recursos Humanos. 

 

Entregue a mensagem você mesmo

Sem transferência de responsabilidade: a mensagem deve ser entregue pelo gerente da equipe. Caso contrário, o funcionário pode ter dúvidas sobre o apoio do patrão para a decisão de demiti-lo. 

 

Além disso, a conversa deve ser pessoal, nunca via e-mail, telefone ou qualquer outro canal de comunicação. As formas indiretas de comunicação podem criar confusão na compreensão dos destinatários, muitas vezes devido a uma má interpretação do que deveria ser comunicado. Além disso, a entrevista presencial mostra profissionalismo e respeito pelo tempo em que a pessoa fez parte da equipe. 

 

Recomenda-se que um representante de RH esteja presente quando o aviso de rescisão for dado. Se o funcionário reagir de forma agressiva, é importante ter uma pessoa neutra na sala para testemunhar o que está acontecendo e tentar mediar a situação.

 

Não faça uma demissão surpresa

Exceto em casos muito específicos, como por exemplo, a dissolução de um departamento, um funcionário não pode ser demitido repentinamente. O líder deve sempre buscar corrigir falhas de desempenho e comportamentais por meio de alertas, orientações e treinamentos. Desta forma, o colaborador vai tomando conhecimento do seu possível desligamento. 

 

No entanto, desligar deve ser o último recurso quando todas as opções forem esgotadas. Dessa forma, quando chegar a hora, o funcionário não será pego completamente de surpresa pelas tentativas de correção do trajeto feito anteriormente. 

 

Seja claro e direto ao ponto

Não prolongue a conversa mais do que o necessário. Vá direto ao ponto e comunique a decisão com clareza para que o funcionário não precise se perguntar se será demitido ou apenas obterá uma opinião negativa sobre seu trabalho. 

 

Nunca use clichês como ‘’ isso e o melhor para você ‘’ ou peça desculpas por ter que desliga-lo do quadro. A situação de demitir um funcionário não é agradável e isso pode irritar o funcionário ou fazê-lo pensar que foi vítima de uma injustiça.

 

Mantenha a calma

Se manter calmo e saber  controlar emoções como medo, raiva e tristeza. Permitir que o funcionário perceba a falta de controle pode influenciar sua resposta, que pode se tornar imprevisível. Quanto mais calmo o gerente estiver, mais segurança é transferida para o funcionário, que por sua vez tende a ser mais controlado e menos confuso na conversa. 

 

Respeite a reação que o funcionário terá 

 Uma reação do funcionário a tal situação é imprevisível, mesmo que ele esteja recebendo feedback negativo há algum tempo. Pode haver um momento de choro, desabafo ou uma resposta equilibrada. É importante lembrar que é preciso respeitar o momento dos colaboradores.

 

Há muita coisa passando pela sua cabeça durante a entrevista final e também um turbilhão de sentimentos, como insegurança, impotência, raiva ou até alívio. As respostas podem variar dependendo da situação, basta dar ao funcionário seu tempo de fala. 

 

Comunique ao restante da equipe 

Após ser demitido, é importante comunicar objetivamente ao restante da equipe que o ex-colega foi dispensado de suas funções anteriores, tomando cuidado para não o constranger. Isso evita especulações e transmite a mensagem de que a administração se preocupa com a satisfação dos funcionários.

 

Faz parte da vida corporativa

Demitir um funcionário é uma tarefa árdua, mas inevitável para a maioria dos gestores. Faz parte da vida corporativa.

Neste artigo oferecemos alguns recursos demitir o funcionário de uma maneira menos desconfortável possível, tanto para o gestor quanto para o colaborador

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