ygbht50cy6g6z47vv495herlbr4aj1
 In Dicas

Vantagens e desvantagens de buscar candidatos ou empregos em sites de divulgação de vagas

 

A internet é uma das formas mais comuns de procurar um emprego hoje. Inúmeros sites especializados, alguns dos quais já conhecidos, são úteis para quem procura um novo emprego ou deseja fazer uma mudança de carreira. 

Com o tempo, esse mercado cresceu, se modernizou e as opções de busca se expandiram bastante. Hoje temos grandes sites que anunciam vagas de emprego em todas as áreas da economia, mas também os chamados sites de nicho que oferecem oportunidades exclusivas para um grupo profissional específico.

A maioria oferece serviços gratuitos de busca de emprego e inscrição, com a opção de pagar uma taxa que expande a visibilidade do currículo e o acesso a determinados recursos. No entanto, seja com assinatura gratuita ou paga, as plataformas cumprem bem seu papel de ponte entre empresas e candidatos.

 

Recrutamento online: como funciona? 

O processo de recrutamento online geralmente é fácil. As empresas que procuram funcionários publicam suas vagas em sites, as empresas analisam: 

  • A vaga a ser preenchida; 
  • As funções desta posição; 
  • O salário oferecido; 
  • Os benefícios oferecidos; 

Os requisitos necessários para o preenchimento do cargo, como por exemplo, experiência, habilidades e competências que os candidatos devem ter. 

Após a publicação do anúncio de emprego, os candidatos podem visualizá-lo e candidatar-se através do registo do seu curriculum vitae, que será submetido e analisado juntamente com o seu perfil no site de emprego.

Alguns sites de vagas contam com serviços geralmente pagos de análise de cadastros, às vezes realizados por algum tipo de filtro automático, outras manualmente por uma pessoa, mas como em qualquer outro processo seletivo, a companhia terá que realizar algum tipo de análise e entrar em contato com alguns dos candidatos que preencham os requisitos para agendar entrevista e prosseguir com o processo seletivo. 

 

Problemas relacionados a divulgação de vagas on-line

1. O anúncio de emprego vai para outro site diferente do site que a empresa se cadastrou 

É comum outras empresas captarem vagas nestes sites, colocando as vagas em outros sites, muitas vezes desconhecidos e sem a autorização da empresa. Isto é feito por diferentes motivos (geração de tráfego, captação de contatos, envio de spam, etc). 

Apesar da Lei de Proteção de Dados, pouco se pode fazer nos dias de hoje para impedir este tipo de prática, podendo inclusive gerar transtornos futuros para a empresa dona da vaga.

2. Suspeitas de fraude

Apesar da necessidade, o usuário muitas vezes se sente preocupado em fornecer seus dados de forma indiscriminada. Muitos golpes e problemas ocorrem após este tipo de cadastro, podendo manchar o nome da sua empresa, que não tem nada a ver com o site de divulgação.

3. Recebimento de perfis de candidatos com pouca qualidade 

Este seria o maior problema.

Normalmente este tipo de site gera muito volume de candidatos sem a qualificação necessária para a vaga, dificultando a triagem, tomando tempo do recrutador, ou pior, dos gestores da empresa. Então algo que parece uma economia em um primeiro momento se torna uma verdadeira perda de tempo.

 

Qual e a importância de se contratar uma empresa de RH para selecionar os candidatos?

Hoje existem empresas que são responsáveis ​​por recrutar, selecionar, contratar e até mesmo gerenciar (no caso de trabalhadores temporários e terceirizados) profissionais. 

Bem, por que você deve confiar a seleção de pessoal a uma empresa de RH? Veja quais são os benefícios para sua empresa nos seguintes pontos: 

 

1. Uma empresa de RH tem experiência e prática 

Se sua empresa ainda não possui uma área de recrutamento e seleção estruturada ou não pretende investir nela, não há problema. 

Contar com os serviços de uma empresa de RH é a garantia de que ao construir equipes você terá profissionais altamente qualificados trabalhando para você. Afinal, uma empresa de RH tem os profissionais certos com experiência suficiente para recrutar e selecionar os candidatos que você precisa. 

 

2. Construindo um banco de talentos 

Uma agência de recrutamento tem contato com diversos candidatos e conhece muitos profissionais que já participaram de processos anteriores. 

Normalmente, esses candidatos não são excluídos. Em outras ocasiões, eles serão chamados novamente para testes e poderão fazer parte de novos projetos em sua empresa.

Dessa forma, todo o processo se torna mais rápido e eficiente. 

 

3. A empresa pode focar em sua atividade principal 

Ao colocar o recrutamento de novos profissionais nas mãos de uma empresa de RH, sua empresa pode investir energia e tempo nas atividades que são o motor da empresa e deixar todo o resto para quem entende de recrutamento e seleção. 

Além disso, uma empresa de RH sabe conduzir um processo seletivo com eficiência e quais estratégias devem ser utilizadas para cada tipo de vaga.

 

4. Menos gastos 

A seleção de novos profissionais é um processo que pode ser arriscado se não for feito corretamente. 

O recrutamento não é apenas um processo demorado, que exige atenção e tempo dos gestores e demais profissionais que poderiam se dedicar a outras tarefas, como também não pode ser feito corretamente e o profissional selecionado fica aquém do retorno das expectativas da empresa. 

 

5. Dados do contratante preservados 

Boas empresas de RH já estão acostumadas com a divulgação de vagas, conhecem as armadilhas do mercado e sabem quais os melhores locais para publicar uma vaga de emprego.

Mesmo que utilize um site de divulgação de vagas esta empresa estará mais preparada para lidar com a qualidade dos cadastros, triagem e preservação dos dados, se responsabilizando por problemas que por ventura possam ocorrer.

 

Não é preciso pensar muito para entender que todos esses fatores envolvem o investimento de recursos financeiros e de tempo, não é mesmo? Para evitar esse tipo de cenário, conte com a Premiere RH!

 

Recent Posts

Leave a Comment

Como demitir um funcionário